Home Page
mmmmmmmmmm
 
 

INVERTEBRADOS
(em latim: invertebratus = desprovido de coluna vertebral)

Características Gerais

Os animais invertebrados formam um grupo não natural, nomeado em oposição ao grupo dos vertebrados. Essa artificialidade do agrupamento fica evidente em função da reunião de grupos heterogêneos com imensa variação de tamanho, estrutura, diversidade e adaptação a diferentes modos de existência.

Embora não sejam tão populares como muitos vertebrados, aparecem na natureza em maior número e variedade. São mais antigos, pois a partir deles é que evoluíram os vertebrados. De modo geral suas características são específicas para cada sub-grupo, chamado filo, e podem ser muito distintas até mesmo dentro do mesmo filo, devido à grande diversidade de animais.

Devido à ausência de esqueleto interno, o tamanho desses organismos, de maneira geral, é limitado a dimensões relativamente pequenas. Tal fato, aliado ao seu curto ciclo de vida, acabou possibilitando, ao longo de milhões de anos de evolução, uma extraordinária diferenciação de formas e a colonização de diversos tipos de ambientes.


Classificação


Os invertebrados estão subdivididos em cerca de 30 filos e representam aproximadamente 73% de todas as espécies de organismos e 97% dos animais conhecidos (1,5 milhão de espécies). Cada grupo possui peculiaridades estruturais, terminologia anatômica especial e classificação distinta. Os principais filos dos invertebrados, de acordo com a classificação baseada na evolução dos organismos, são:

· Poríferos - esponjas
· Cnidários e Ctenóforos – águas-vivas, anêmonas, corais
· Platielmintes, Nemertinos e Asquelmintes – vermes
· Moluscos – caramujos, mariscos, polvos
· Anelídeos – minhocas, sanguessugas
· Artrópodos – Aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos); Crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta), Unirremes (centopéias), Insetos (libélulas, gafanhotos, cupins, percevejos, cigarras, besouros, borboletas, moscas, formigas)
· Equinodermos – estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar


Importância ambiental

Compreendendo uma diversidade muito grande de animais, este grupo é fundamental para a cadeia alimentar de diversos outros organismos, além de serem colaboradores também na produção de alimentos consumidos pelo homem.


Curiosidades:

Os animais invertebrados compreendem o maior grupo de organismos, com inúmeras espécies que compreendem a nossa fauna, muitas em geral pouco conhecidas pela maioria das pessoas. Além disso, devido ao seu tamanho geralmente pequeno (alguns microscópicos), acredita-se que o número de espécies descritas representa apenas uma pequena parcela do número realmente existente.

Voltar