Paraná
 Política
 Brasil
 Economia
 Esportes
 Opinião
 Mundo
 Caderno G
 Colunistas
 Gazetilha
 Fotografia
 Mais Lidas

 Automóveis
 Estudante
 Construção e Decoração
 FUN
 Direito e Justiça
 Gazetinha
 Gastronomia
 Informática
 Turismo
 Rural
 Consumidor
 Caderno Animal
 Viver Bem

 Imóveis

 Empregos e
 Oportunidades

 Veículos
 Informática
 Produtos

 Arquivo
 Assine a Gazeta
 Clube do Assinante
 Horóscopo
 Imóveis
 Meteorologia
 Notícias por e-mail
 Tabelionatos
 Tarifas telefônicas
 Expediente
Índice de Notícias



QUINTA-FEIRA, 22 de julho de 2004
FAUNA- Rãs e caramujos são "intrusos" comuns

Espécies invasoras desequilibram o meio ambiente

Animais são problemas pelo excesso de população

Animais exóticos originários de fora do Brasil, como rãs, peixes, caramujos e até mesmo javalis e lebres, têm provocado ameaças ao equilíbrio ecológico e à saúde pública, pelo descontrole de suas populações. A advertência vem de vários estudiosos que tentam alertar as autoridades para que sejam feitas a fiscalização e conscientização da população para o problema.

Segundo Sílvia Ziller, presidente do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, a presença de animais invasores é decorrência muitas vezes de um incentivo governamental à criação dessas espécies. "A rã-touro foi uma espécie introduzida voluntariamente, para fins de cultivo. Em 1935, foram importados 300 casais com o objetivo de solidificar a ranicultura no país", explica Sílvia.

Acidentes simples, como a ruptura de telas de proteção, fazem com que o animal escape para o ambiente natural e se dissemine descontroladamente. No caso da rã-touro, o habitat atingido foi a floresta atlântica, o que causou danos resultantes da competição das rãs com outros tipos de anfíbios. "A rã é uma espécie voraz, que come tudo o que ela consegue encontrar", afirma Sílvia. Um dos fatores é que a rã-touro, originária da América do Norte, tem uma capacidade de reprodução muito alta, facilitando sua disseminação.

Outro animal que gera aborrecimentos em várias regiões do Brasil e em diversos países é o caramujo africano, que oferece perigo à saude das pessoas que entram em contato com eles. Ultimamente, uma das maiores pragas é por conta do mexilhão-dourado, molusco que tem entupido as tubulações da hidroelétrica de Itaipu.

Entre as soluções sugeridas para resolver o problema, Sílvia Ziller aponta o controle dos criadores para evitar a fuga. O Instituto Hórus tem uma página na internet, que recebe informações sobre novos animais invasores. O endereço é http://tudoparana.globo.com/site.phtml?url=http://www.institutohorus.com.br.

Lívia Araújo

© 2004 Rede Paranaense de Comunicação. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página,
em meio de comunicação eletrônico ou impresso,
sem prévia autorização escrita da RPC.