Notícias online
Revista
Edições Anteriores
Globo Rural TV
Balaio
Receitas
GR Responde
Tecnologia
Ficha
Expediente
Fale conosco
Anuncie
Assine já
Época
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Galileu
Autoesporte
Marie Claire
Criativa
Crescer
Casa e Jardim
Quem
Infantis


:: Home > Reportagens > Aposta no controle biológico



MEIO AMBIENTE

Aposta no controle biológico

Texto Renato Dalto
Fotos Eduardo Tavares

Klecius Gomes: rotação de culturas é agressiva

O annoni que a tudo resiste pode ter encontrado um inimigo natural: um fungo de solo chamado rizoctone. O agrônomo Klecius Ellera Gomes observou que esse fungo provoca clorose - um processo que amarela as folhas e enfraquece a planta - em pés de quicuio (Pennicetum clandestinum), uma planta com características semelhantes ao annoni. 'Isso pode significar uma possibilidade de controle e manejo', explica Klecius, que integra um grupo de pesquisadores que iniciou uma pesquisa sobre o controle biológico do annoni.

O sucesso dessa pesquisa pode oferecer uma alternativa aos produtores e ao meio ambiente. Klecius alerta que o combate com a rotação de culturas é positivo para a produção, mas sob a ótica de conservação natural do campo é um desastre, porque o banco de sementes nativas também fica inibido e o campo perde sua pastagem nativa, muitas vezes rica em biodiversidade e em espécies adaptadas à região. 'O produtor, no entanto, não pode ficar improdutivo. Ele tem que usar o recurso disponível.'

A disponibilidade do controle biológico poderia possibilitar o enfraquecimento do annoni e a proliferação de outras espécies nativas. 'É possível também projetar no futuro, com a transgenia, o desenvolvimento de um método capaz de inibir somente o annoni', planeja Klecius, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, doutor em zootecnia especializado em plantas forrageiras. Entretanto, prefere ainda palmilhar com cautela essas projeções. É uma tentativa em seu início, sujeita a riscos, testes e garantias científicas.



AINDA NESTA MATÉRIA
   
Página 3 de 3 | << Anterior |    
   
 Página 1 Praga incontrolável
 Página 2 Conformismo
 Página 3:  Aposta no controle biológico




Assine já Imprimir Envie por e-mail


ASSINE GLOBO RURAL

Edição 223 - Mai/04


Copyright © 2004 - Editora Globo S.A. - Termos legais
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora Globo S.A.