Últimas Edições

23.05.2005
A praga dos caramujos


Os caramujos estão invadindo casas, plantações de hortaliças, árvores. A espécie, conhecida como caramujo africano, chegou ao Brasil na década de 80. Os criadores queriam transformar o caramujo em substituto do escargot, que os franceses consideram uma iguaria gastronômica.

O verdadeiro escargot é bem menor e tem a concha quase redonda. O caramujo africano pode alcançar 15 centímetros de comprimento e pesar até 400 gramas. Como não foram aceitos pelos restaurantes, os bichos acabaram jogados no meio ambiente e se espalharam pelo país.

Segundo o Ibama e a Fundação Oswaldo Cruz, o caramujo gigante africano já se tornou praga agrícola em pelo menos 17 estados brasileiros. Sem um predador natural, ele se multiplica e se espalha rapidamente. E é capaz de acabar com plantações inteiras de mamão, feijão, banana e mandioca. E pode causar duas doenças ao homem.

“Ele é um potencial hospedeiro intermediário para dois vermes. Um deles causa complicações intestinais e o outro verme atinge o sistema nervoso central podendo causar cegueira e meningite”, explica Liliane Cunha, bióloga da Fiocruz.

A contaminação pode ocorrer através de frutas, legumes ou verduras cruas. Os biólogos recomendam lavar muito bem os alimentos colhidos em áreas onde exista o caramujo africano.

“É um animal que se invadir uma caixa d´água vai contaminar toda a família”, alerta o professor José Luís Ganen.

Em apenas um dia, o fotógrafo Guto Cordeiro recolheu um balde cheio de caramujos e usou uma recieta antiga para acabar com os bichos que apareceram no quintal.

“Eu matava lesmas com sal. Então usei um quilo de sal matando esses bichos”, conta.

Não é a melhor solução, dizem os biólogos. Embora o bicho acabe morrendo, a concha pode se encher de água e virar criatório do mosquito da dengue. Ele ensina que para acabar com os caramujos basta quebrar as conchas e enterrar tudo num buraco.

 





ÚLTIMAS EDIÇÕES
Hoje: Sábado, 04 de Junho

Globo Shopping



ASSINE JÁ     ANUNCIE AQUI     DÚVIDAS     MEUS DADOS     POLÍTICA DE PRIVACIDADE     POLÍTICA DE PRIVACIDADE TV GLOBO
© 2000-2005 Globo.com. Todos os direitos reservados.