TV Cultura - página inicial Domingos, 18h30. Reprise às quartas, 23h30.Repórter Eco - página inicial

Matéria

18/9/2005 - Espécies Invasoras

Uma espécie de molusco invade o Brasil e ameaça a biodiversidade de rios e lagos.

Assista ao vídeo
Escolha a sua conexão:
normal
rápida

Formato WindowsMedia

No aquário do laboratório da Usina de Itaipu, o mexilhão- dourado virou atração. Natural das águas doces da China e do sudeste asiático ,o mexilhão dourado chegou como clandestino na Argentina. Em 1991, desembarcou no estuário do Rio do Prata. A partir daí invadiu o Lago Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul e espalhou-se pelos rios Paraná e Paraguai, chegando até o Pantanal. Mais recentemente, foi visto no estado de São Paulo, nas águas do Rio Tietê.
O mexilhão-dourado, como tantas outras espécies exóticas invasoras,veio no que se chama água de lastro: água que todo navio carrega para manter sua estabilidade.
Entrevista Luciano Fernandes pesquisador _Universidade Federal do Paraná-
" Quando o navio se lastra no seu porto de origem ele esta lastrando aproximadamente de 3 a 4 mil espécies que estão ali.Quando ele chega para carregar com carga e descarrega a sua agua de lastro, ele joga esses organismos e as consequencias podem ser varias porque eles podem sobreviver. Diferentes águas estao sendo transportadas como água de lastro, num volume muito grande, para diferentes partes do mundo e transportando as especies que podem vir a causar problemas para os ecossistemas."
Inofensivo em seu ambiente natural, quando o mexilhão-dourado é introduzido em águas onde não existem predadores que o controlem, se prolifera rapidamente.
Entrevista com o pesquisador Carlos Belz- Latec -
"E cada mexilhão desse gera milhões e milhões de larvas que são liberadas no ambiente a cada reprodução. Ele apresenta alguns filamentos que fazem com que ele se fixe em qualquer substrato que esteja presente na água. E isso, na verdade,é um dos maiores problemas, um dos maiores impactos econômicos hoje dele, porque ele se fixa em qualquer estrutura que esteja na água: madeira, plástico, papel...
Entrevista com Luciano Fernandes
pesquisador da UFPR -
" Eles crescem em densas placas e muito rapidamente eles acabam entupindo as tubulações de estações de tratamento de água, de indústria que usam água para resfriar os seus motores e também as tubulações de filtros de usinas hidrelétricas."
O mexilhão dourado se tornou notícia quando afetou o bolso, ou seja, se tornou um problema econômico. Em 2001 ele foi detectado aqui em Itaipu causando transtornos para a maior usina hidrelétrica do mundo.
Ele não afeta a produção de energia mas invade o sistema de refrigeração das turbinas de Itaipu,dificultando a manutenção. A usina testou vários métodos químicos de controle, como a injeção de ozônio e o cloro em pequena quantidade.
Na tentativa de conter o transporte das
espécies invasoras através dos mares, foi criada a Convenção Internacional de Água de Lastro. Neste ano, o Brasil assinou a Convenção. Longe de uma solução definitiva, o caso do mexilhão-dourado alerta sobre os riscos de outras possíveis invasões biológicas.

Autor:
Pauta e Reportagem: Maria Zulmira de Souza. Imagens:Adilson de Paula. Operador de Áudio : Sebastião Avelino. Pesquisa : Eliana Moraes. Edição de Texto : Valesca Canabarro Dios. Edição de Imagens:Francisco Barbosa e José Cláudio Manso. Editora-Chefe : Vera Diegoli.

Veja também

Outras matérias do dia 18/9/2005:
- As vantagens ambientais e para a saúde humana da agricultura orgânica comparada a agricultura convencional.
- A ong Conservação Internacional comemora 15 anos de existência e lança revista Megadiversidade.
- Casal concretiza a casa dos sonhos, ecologicamente correta.

Outras matérias sobre Espécies Invasoras :
- Espécies exóticas invasores ameaçam as Unidades de Conservação da biodiversidade brasileira.
- Ibama autoriza caça controlada do javali- uma espécie exótica invadora que ataca plantações do Rio Grande do Sul.

Mais matérias no Arquivo >>