Estado de Minas
Diário da Tarde
TV Alterosa
Guarani FM
Economia
Esportes
Informática
Internacional
Minas
Nacional
Política
Saúde
Veículos
Jornais e Revistas
Astral
Busca EM
Classificados
Culinária
Mercado Mineiro
Previsão do tempo
RedEscola
Sempre Um Papo
Turismo
UaiMail
Bichano
Chat
Cinema
Divirta-se
Hit
Música Free
Quadrinhos
UaiBlog
Webpesca
, 17 de abril de 2005

MINAS

Invasões silenciosas na Pampulha (BH)

10:11

Espécies exóticas da fauna e da flora se multiplicam rapidamente na Pampulha e colocam em risco o equilíbrio ecológico na lagoa

(Fernanda Odilla /Estado de Minas)



O aviso “Perigo: proibido nadar na lagoa”, espalhado por toda a orla da Pampulha, não é apenas para banhistas e pescadores. Deveria valer para qualquer espécie animal ou vegetal. Deveria. Todos os dias, multiplicam-se dentro de um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte espécies exóticas, que foram lançadas na lagoa e já provocam reações nocivas ao meio ambiente. Na lista dos invasores já identificados na Pampulha estão répteis, peixes e plantas aquáticas capazes de competir e expulsar espécies nativas e de contribuir para a poluição da água.

O desequilíbrio ecológico ronda a orla, preocupa ambientalistas e exige caras intervenções da administração municipal. O problema não é específico da Pampulha. Já se espalhou por todo o País, especialmente em rios e lagos. “A relação deve passar de 400 espécies no Brasil”, estima André Deberdt, da coordenação-geral do Ibama.

Para discutir as conseqüências e efeitos dessa invasão silenciosa, está marcado para o próximo dia 26 a abertura do Seminário Nacional sobre Espécies Aquáticas Invasoras, na capital mineira. Na pauta de discussões, está a criação de uma força-tarefa, para acompanhar, estudar e tentar controlar as espécies, com a missão também de definir estratégias de prevenção contra novas ocorrências.


Leia Também

  • Exóticos e perigosos
  • Ataques de javalis
  • Prisão e multa
  • Espécies indesejadas
  • Matar para controlar
  • Rei das tilápias
  • Pescador de aguapé



    ANTERIOR   ÍNDICE   PRÓXIMO




  •  Notícias de



    VÓLO da LAZO