Estado de Minas
Diário da Tarde
TV Alterosa
Guarani FM
Economia
Esportes
Informática
Internacional
Minas
Nacional
Política
Saúde
Veículos
Jornais e Revistas
Astral
Busca EM
Classificados
Culinária
Mercado Mineiro
Previsão do tempo
RedEscola
Sempre Um Papo
Turismo
UaiMail
Bichano
Chat
Cinema
Divirta-se
Hit
Música Free
Quadrinhos
UaiBlog
Webpesca
, 17 de abril de 2005

MINAS

Exóticos e perigosos

10:34

(Fernanda Odilla /Estado de Minas)



Ao invadir e se multiplicar em novos ambientes, animais e plantas competem por espaço, presas e luz com os nativos. Em muitos casos, podem transmitir doenças, armazenar parasitas ou desencadear extinções em série. Estima-se que os invasores deixam, todos os anos, um prejuízo de cerca de US$ 43 bilhões. São plantações destruídas, máquinas danificadas, criações aniquiladas.

Em Minas, além dos javalis, pelo menos outras 17 espécies estão causando dor de cabeça em muita gente. Para saber exatamente a proporção do problema, o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental está fazendo um levantamento em todo o Brasil. Os resultados serão debatidos durante o I Simpósio Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras, em Brasília, de 4 a 7 de outubro.

Fogueira de caramujos

• Por quintais e hortas do País, se arrastam dezenas de caramujos gigantes, importados da África na década de 80 do século passado, para concorrer com o escargô. Reproduzem rapidamente, transmitem doenças e destroem plantações. A melhor solução é enterrá-los e não queimá-los.

Gramíneas x parques

• Capins usados por pecuaristas, como o gordura e a braquiária, são concorrentes desleais, especialmente nos parques, onde cobrem o solo e impedem o nascimento de outras espécies. Vieram da África, nos navios negreiros, mas hoje são encarados como ameaça.

Guerra ao mexilhão-dourado

• Do lastro de navios asiáticos direto para o rio argentino Prata. O molusco, de até 4 centímetros de comprimento, já percorreu milhares de quilômetros em direção às principais bacias brasileiras, espalhando prejuízo e causando pânico, especialmente no setor hidrelétrico.

Peixe predado

• Capaz de atingir até 16 quilos e 1,2 metro de comprimento, o tucunaré nasceu na Amazônia e já está nas principais bacias de Minas Gerais, graças aos pescadores. "O tucunaré é um predador voraz e causa um desequilíbrio enorme", afirma Daniel Vilela, do Ibama em Minas.

Fontes: Ibama e Instituto Hórus



Voltar para a matéria principal




ANTERIOR   ÍNDICE   PRÓXIMO




 Notícias de



VÓLO da LAZO