TV Cultura - página inicial Domingos, 18h30. Reprise às quartas, 23h30.Repórter Eco - página inicial

Matéria

11/9/2005 - Espécies Invasoras

Ibama autoriza caça controlada do javali- uma espécie exótica invadora que ataca plantações do Rio Grande do Sul.

Assista ao vídeo
Escolha a sua conexão:
normal
rápida

Formato WindowsMedia

"Sus scrofa scrofa " é o nome científico do javali-uma espécie da Europa. Esse ancestral do porco doméstico chega a pesar 200 quilos.
A invasão do javali em território brasileiro foi registrada ficialmente em 1991, no Rio Grande do Sul. Essa história começou quando a espécie exótica foi introduzida para caça,na argentina. Livre na natureza,o javali se espalhou: passou para o Uruguai e atravessou a fronteira do Brasil.
Entrevista com Scherezino Scherer-técnico do Ibama -
"Criar javali foi considerado um bom negócio e surgiram criatórios clandestinos.Quando terminou o prazo para a legalização produtores irregulares soltaram os animais."
Na última década, o número de javalis aumentou e causou prejuízos para os produtores rurais.
O "sus scrofa scrofa" tem grande capacidade de adaptação e nenhum predador natural-o que torna desigual a competição com as espécies nativas.
O costume do javali de escavar o chão ameaça as espécies que constrõem ninhos no solo.
A união internacional para a conservação da natureza classifica o javali como uma das cem piores espécies exóticas invasoras devido aos impactos ambintais. Para deter o avanço dessa espécie invasora o
Ibama liberou a caça do javali europeu no Rio Grande do Sul.Pela portaria mais recente do Ibama, de agosto de 2005, a caça ao javali passa a ser permanente e permitida em todos os municípios gaúchos.Mas é preciso ter licença do Ibama.

Autor:
Reportagem :Teresa Cristina de Barros. Pauta :Maria Zulmira de Souza. Pesquisa : Eliana Moraes. Imagens :Jonas Gonçalves. Operador de Áudio : Alcides. Edição de Texto : Valesco Canabarro Dios. Edição de Imagem : José Cláudio Manso e José Carlos Alves. Produtor Executivo: Maurício Gonçalves. Editora-Chefe:Vera Diegoli. Reportagem :Teresa Cristina de Barros. Pauta :Maria Zulmira de Souza. Pesquisa : Eliana Moraes. Imagens :Jonas Gonçalves. Operador de Áudio : Alcides. Ed

Veja também

Outras matérias do dia 11/9/2005:
- Bióloga comprova o poder medicinal das folhas da árvore Pau-Ferro no tramento de úlcera gástrica.
- Escola Paulista de Medicina lança livro que conta a história dos primeiros médicos que foram ao Parque Nacional Xingu cuidar da saúde dos índios.

Outras matérias sobre Espécies Invasoras :
- Espécies exóticas invasores ameaçam as Unidades de Conservação da biodiversidade brasileira.
- Uma espécie de molusco invade o Brasil e ameaça a biodiversidade de rios e lagos.

Mais matérias no Arquivo >>