Defesa civil identifica no Rio molusco africano que causa tumores
03/06/2004 - (Terra - 03/06/04) - A Defesa Civil municipal em conjunto com a Conlurb está realizando operações em alguns bairros cariocas para recolhimento do caracol ( espécie africana de molusco, que mede de 3 a 20 centímetros) e é hospedeiro de um verme que pode se instalar no intestino ou no cérebro de seres humanos, causando tumores e até a morte em caso de contaminação. A Defesa Civil informa também que o caracol se reproduz em locais onde exista entulho, acúmulo de lixo e umidade e está distribuindo cartilhas e luvas plásticas à população dos bairros onde o molusco vem se reproduzindo.
Os técnicos do órgão alertam a população para que não toque no caracol. Quem encontrar o molusco deve recolhê-lo com um saco plástico e deixá-lo lá com sal grosso durante 15 dias para que ele desidrate. Depois é necessário quebrar a concha.

Segundo a defesa civil, as autoridades estão estudando uma forma de incinerar o animal. O caracol se reproduz rapidamente, podendo colocar até 2.400 ovos por ano.

 

Sistema para digitação e impressão de Dap do Pronaf 

  Caracterização Regional

Diagnóstico da Exclusão Social em Santa Catarina