Expediente Comercial Classificados Assinatura

» Sexta-feira, 22/10/04
Controle biológico é a solução

Arquivo Folha/20-08-2001

O pinus é a espécie invasora mais comum no Sul: Paraná tem oito áreas contaminadas entre elas a APA de Guaraqueçaba e o Parque de Vila Velha
Curitiba A solução para a contaminação biológica das unidades de conservação depende de um processo de erradicação e controle biológico. O ideal, entretanto, é que os profissionais façam um diagnóstico simples nessas áreas, reconheçam as espécies que não são nativas e as retirem. ''É um processo simples, que pode ser repassado aos moradores locais e até mesmo aos alunos das escolas próximas às regiões contaminadas'', ensinou Silvia Ziller, durante a palestra realizada no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.

A pesquisadora lembra que o pinus tem o lado positivo, que é a produção econômica. ''Mas é mal administrado. Produzir pinus é igual criar gado. Tem que ter uma cerca e tem que ter controle. As mudas que estão fora da propriedade têm que ser retiradas'', afirma.

Como se trata de um assunto que está sendo pesquisado recentemente no Brasil, é necessário que os profissionais envolvidos com meio ambiente fiquem atentos e estudem o tema. As descobertas de novas espécies podem ser comunicadas pelo e-mail invasoras@institutohorus.org.br. Alguns órgãos internacionais disponibilizam as listas com as espécies invasoras mais comuns e algumas medidas de combate. No site www.institutohorus.org.br, há uma lista com as 156 espécies já cadastradas no Brasil e outras informações.(A.D.C.)


 Dê sua opinião sobre a matéria
Nome
Email
Cidade
Veja as opiniões desta matéria
Opinião

 Caracteres restantes : 1000

 

 
Alunos do Provar enfrentam discriminação
Controle biológico é a solução
GEOLOGIA MÉDICA - Doenças estão relacionadas à água e solo
Médicos têm autorização para transplantar ovários
Pesticidas causaram mortes no Norte
Plantas exóticas viram praga em áreas de conservação
Postos não diagnosticam a hanseníase
Quadrilha de hackers movimentou R$ 240 milhões
RUTH BOLOGNESE
Seres humanos têm número de genes igual ao das minhocas

Londrina
Santa Casa de Londrina vai receber 180 novos leitos
Paraná
Governo do PR aumenta o salário de 10 mil professores
Londrina
Inscrições para Residência Médica do HU
Folha de Londrina
Estresse é fator para aparecimento de câncer
Handebol
Unifil busca quarta vitória consecutiva
Candidatura de Belinati será apreciada pelo STF
"Infelizmente a justiça brasileira é muito lerda. Dizer que a justiça tarda mas não falha aqui no Brasil é hipocrisia. Aqui a justiça tarda e falha todo o tempo.QUE DEUS NOS AJUDE!!!"
Francisco Carlos, Londrina
LUIZ GERALDO MAZZA
"Mazza, se até tu jogaste a toalha, então é porque o jogo está mesmo virando. Acho que dessa vez é a Malu quem vai ganhar, já que na última você declarou voto no Taniguchi e o conservadorismo empederni..."
Ricardo Iantas, Guarapuava